top of page

CRAJIRU É A CURA DO CÂNCER? UM TRATAMENTO FITOTERÁPICO EFICAZ.

  • Foto do escritor: Dr. Jinhui Cai
    Dr. Jinhui Cai
  • 20 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

O crajiru (Arrabidaea chica) é uma  planta medicinal brasileira também conhecida popularmente como cipó-cruz, crajuru, pariri, dentre outros nomes. Atualmente, as mudas de crajiru são cultivadas por todo o Brasil e novas pesquisas indicam a existência de várias propriedades do crajiru no tratamento contra vários tipos de câncer e tumores. O chá de pariri é considerado por estudiosos e especialistas em estudos de doenças como uma das mais poderosas no combate de diversas enfermidades, inclusive o câncer.

 

Benefícios do chá de pariri no tratamento contra o câncer

Há muitos relatos na região sudeste do Brasil do uso do pariri no tratamento do câncer, sendo considerada uma precursora no aumento de células sanguíneas. O uso terapêutico para este fim está diretamente ligado à quimioterapia ou radioterapia, vez que durante esses tratamentos o paciente sofre drásticas reduções das células do sangue, tornando difícil a continuação do tratamento. Estudos realizados apontaram que o crajiru interfere no aumento das concentrações de hemácias e plaquetas durante o tratamento quimioterápico.


Interessante ressaltar que o crajiru se encaixa no tipo de tratamento fitoterápico, ou seja, quando há exposição direta à radiação não ionizante (luz na faixa do visível e infravermelho próximo) para uso terapêutico. Devido ao princípio ativo antocianina (antioxidante) presente nas folhas e talos, o pariri é capaz de eliminar radicais livres que predispõem ao aparecimento de doenças em geral, o que o torna significativamente eficaz.


Vantagens do tratamento

A grande vantagem desse tratamento é a combinação de três unidades inofensivas que juntas criam um padrão altamente tóxico para as células cancerígenas. Por isso esse tratamento tem sido aplicado a uma grande variedade de neoplasias malignas. Após trabalhos realizados, a terapia fitoterápica passou a ser usada principalmente para controlar câncer de mama resistente às terapias convencionais. O pariri tem sido um grande adjuvante no tratamento de câncer de mama recorrente.


O chá de pariri aumenta os níveis de plaquetas, hemoglobina, hemácias e leucócitos. Diminui o enjoo, as doenças oportunistas e a debilidade. Isto ocorre porque há uma queda do nível de hemácias em pacientes submetidos à radioterapia ou quimioterapia. Há muitos relatos de pessoas que utilizam a Arrabidaea chica no tratamento de câncer, com consequente aumento das células sanguíneas. Tal fim terapêutico está diretamente ligado à quimioterapia e/ou radioterapia, uma vez que, durante estes tratamentos, o paciente sofre drásticas reduções nas células do sangue, o que geralmente dificulta ou inviabiliza a continuidade do tratamento.


Considerações Finais

É possível curar o câncer com crajiru? Não se pode afirmar isso, embora alguns pacientes insistam em atribuir a cura de seu câncer ao crajiru. O que se pode afirmar é que os estudos sobre o crajiru e seu potencial anticâncer são promissores. A ciência ainda está em processo de descobrir todo o seu potencial e mais estudos clínicos são necessários.


No entanto é importante destacar que a planta não substitui os tratamentos convencionais como quimioterapia, radioterapia e cirurgia. O uso do crajiru deve ser considerado como uma terapia complementar e sempre sob orientação de um profissional de saúde.



Referência: texto publicado no site MEDICINA NATURAL - https://www.medicinanatural.com.br/crajiru-pariri-tratamento-cancer/

No site, é possível encontrar a receita do modo de preparo do chá e sugestão de consumo.

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page