top of page

Acupuntura no tratamento do câncer

  • Foto do escritor: Fabíola Gonçalves
    Fabíola Gonçalves
  • 25 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

A acupuntura possui um lugar importante como terapia complementar no tratamento de várias patologias em várias especialidades médicas. Embora seja muito conhecida para o tratamento de dores e distúrbios musculoesqueléticos, a acupuntura está sendo cada vez mais procurada como terapia complementar no tratamento do câncer.


A técnica utiliza agulhas que, quando aplicadas em alguns dos mais de 1.500 pontos energéticos distribuídos pelo corpo, atingem diferentes vias que levam à melhora de diversos sintomas e efeitos colaterais relacionados ao câncer e seu tratamento.


De eficácia reconhecida contra a dor, que acomete a maioria dos pacientes com câncer em algum grau, a acupuntura é utilizada também, com sucesso, para o tratamento dos efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas, vômitos, diarreia, desidratação, baixa imunidade, disposição e ânimo, estresse, depressão e ansiedade. Tem um excelente resultado inclusive na melhora da resposta do organismo do paciente ao tratamento convencional.

Por tudo isso, é crescente a demanda de pacientes com câncer em busca do tratamento de acupuntura. Usar a acupuntura como aliada no tratamento do câncer tornou-se uma estratégia de diversos hospitais no Brasil. O renomado hospital Einstein Oncologia é um dos empenhados em oferecer a seus pacientes com câncer tratamento de acupuntura.


No entanto, faz-se necessário tornar claro que o papel da acupuntura é de ser um adjuvante, de servir como complemento ao tratamento convencional do câncer. E vale mencionar que praticamente não há contraindicações à aplicação de acupuntura em pacientes oncológicos, e mesmo indivíduos com distúrbios da coagulação ou com imunidade deficiente podem ser tratados. A atenção deve ser direcionada na busca por um profissional experiente.


 
 
 

Comments


  • Whatsapp
bottom of page